Dizia Pessoa que a Língua Portuguesa era a sua Pátria. E eu concordo! Sendo que a língua é a principal fonte da cultura de um país... E comete-se crimes, eu diria mesmo um atentado "terrosista" à Pátria de Fernando Pessoa...
Primeiro, querem reformular o português de Portugal para o uniformizar com os restantes países de língua Lusa. Ora, senhores da AR, nós não temos culpa que os meninos da América do Sul e da África não tenham inteligência suficiente para entender que excepção se escreve com um p, ou que acto tenha um c antes do t... E como estes muitos mais exemplos aqui poderia dar. Mas afinal onde ficava a metrópole do Império Português? No hemisfério Norte ou Sul? E afinal quem herdou o Português? Nós ou Eles?
Segundo, as TIC chegaram para ficar e para inventar mais que uma dúzia de fórmulas que maltratam a nossa fala e a nossa escrita...
O terceiro crime acontece todos os Domingos, depois do Jornal da Tarde e é cometido por uma húngara que tenta a todo o custo vomitar umas palavrinhas correctas em português... Senhores da televisão, com tanta mulher bonita em Portugal e que fala correctamente Português, porque esta?
Eu vou continuar a escrever e a falar o melhor que sei em português e venha lá quem vier, nada me demove. De vez em quando também sai um pontapézinho, mas nada é perfeito!
1 comentário:
o fato e o facto vao anda juntos... o cagado e o cágado coitados... e outro que agora nao me lembro...
Enviar um comentário